Respeito ao meio ambiente e ações socioambientais integram a gestão sustentável da Lorenzetti

Paulo Galina

Paulo Galina, gerente de marketing da Lorenzetti

A história da Lorenzetti, líder em duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás, está intrinsecamente ligada às questões socioambientais do País. Com iniciativas realizadas junto aos colaboradores e produtos ecoeficientes, a empresa contribui para o desenvolvimento sustentável do País

Desde o início de suas operações, em 1923, a empresa segue investindo em projetos inovadores no âmbito interno de suas fábricas e no lançamento de produtos com alta tecnologia para o consumidor, promovendo ações ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas.

A Lorenzetti acompanhou as tendências de crescimento do país ao adotar como modelo uma gestão baseada em práticas sustentáveis no seu segmento. Na década de 30, por conta do potencial de energia elétrica existente em São Paulo, a Lorenzetti buscou novas oportunidades de negócios, fabricando motores elétricos, um modelo de energia limpa.

O engajamento em buscar soluções de acordo com a demanda de mercado integra o DNA da Lorenzetti. Por conta disso, diante da escassez de gasolina durante a 2ª Guerra Mundial, a empresa inovou mais uma vez e fabricou um aparelho que utilizava o carvão vegetal como fonte de energia para o funcionamento de motores.

O equipamento, conhecido como gasogênio, era instalado em veículos automotores. Nesse momento, houve um salto evolutivo no processo de produção, que ganhou mais eficiência, mantendo-se em conformidade com a preservação do meio ambiente.

Na década de 60, quando a temática da sustentabilidade ganhou destaque entre as conferências e movimentos ambientais em todo o mundo, a preocupação com o esgotamento dos recursos naturais, que já estava presente na gestão da Lorenzetti, mobilizou cientistas, políticos, intelectuais e empresários como um todo, com o objetivo de instaurar o novo paradigma sustentável, baseado no equilíbrio entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais.

A Lorenzetti cresceu, totalizando quatro plantas fabris, mais de quatro mil funcionários e atuação em segmentos em que se mantém na liderança há décadas, além da atuação com destaque nos segmentos de purificadores de água, louças, metais e plásticos sanitários, lâmpadas fluorescentes, LED e de alta potência, tomando sempre como base o cuidado social e ambiental.

Gestão socioambiental. O respeito ao meio ambiente e ao ser humano norteiam todas as ações. Para engajar os colaboradores, a Lorenzetti desenvolve campanhas e treinamentos voltados para a educação ambiental e premissas de sustentabilidade, com o objetivo de conscientização e mudança de valores. Dessa forma, promove o respeito ao meio ambiente e à diversidade cultural e social, priorizando o bem-estar dos funcionários. Para viabilizar essa iniciativa, dentre as medidas, destaca-se o LorenCicla, que é o programa de coleta seletiva da Lorenzetti, que em quatro anos promoveu a reciclagem de mais de 4.400 toneladas de plástico e mais de 1.100 toneladas de papel/papelão, por exemplo.

A empresa gerencia adequadamente todos os seus resíduos, sempre empenhada em fazer parte dos acordos de Logística Reversa com seus fornecedores, clientes e órgãos gestores ambientais públicos e privados. Atualmente, possui diversos acordos consolidados de logística reversa de embalagens com seus fornecedores, em conformidade com a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), Lei Federal nº 12.305/2010.

A Lorenzetti integra o grupo de empresas composto pelos principais produtores e importadores de lâmpadas, seguindo o Acordo Setorial Implementado para a Logística Reversa de lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, mercúrio e luz mista assinado com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Em conjunto, as empresas executam o programa por intermédio da Entidade Gestora Reciclus, a qual gere e gerencia todo o processo seguindo um modelo de operação autossustentável criado em decorrência da assinatura do acordo com a União por intermédio do Ministério do Meio Ambiente.

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS, que também trata da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e a Logística Reversa dos mesmos. A meta é garantir que a destinação final das lâmpadas fluorescentes seja feita de forma ambientalmente adequada.

A Lorenzetti possui também coletores de pilhas acessíveis aos colaboradores, engajando a eliminação correta do resíduo tóxico. Essa demanda engloba não apenas o funcionário, mas as pessoas do seu convívio, como amigos e parentes, que podem fazer o descarte corretamente por meio do profissional que trabalha na Lorenzetti. Como resultado desta ação, anualmente, são coletados em média, mais de 100 Kg de pilhas e baterias.

A partir de campanhas internas, a Lorenzetti reduziu em mais de 20% o consumo de água, por meio de ações simples, sem interferência na produção e no engajamento dos funcionários, como a instalação de hidrômetros setorizados, redutores de vazão e arejadores nos pontos de consumo coletivos, visando reduzir e controlar o fluxo de consumo da água. Outra medida adotada foi a instalação de sistemas de tecnologias para reuso da água de chuva para a limpeza de áreas menos nobres, como pátios e pisos das áreas fabris.

Outra campanha de conscientização que faz sucesso entre os colaboradores da Lorenzetti envolve a coleta de eletroeletrônicos. Uma vez ao ano, os colaboradores levam eletroeletrônicos para o descarte adequado.

Na Semana do Meio Ambiente, comemorada em junho, a Lorenzetti realiza campanhas e ações de educação ambiental, conscientizando os colaboradores e suas famílias sobre a necessidade de preocupação com o meio ambiente. Em complemento à ação, a Lorenzetti promove o projeto Vista Essa Ideia. A campanha tem o propósito de reaproveitar os uniformes dos funcionários que trabalham nas três fábricas da empresa, em São Paulo, para transformá-los em brindes sustentáveis, que são distribuídos entre os próprios funcionários durante o mês de junho. Como parte da iniciativa, banners promocionais dos produtos Lorenzetti também são transformados em bolsas, nécessaires e estojos, que são compartilhados com os colaboradores na Semana do Meio Ambiente.

Preocupada também em desenvolver produtos que economizem água e energia, a Lorenzetti conta em seu portfólio com soluções ecoeficientes. Na categoria de duchas e chuveiros elétricos, em que é líder nacional, a Lorenzetti apresenta modelos flex compatíveis com aquecedores a gás, solar e boiler elétrico, capazes de reduzir o consumo hídrico.

Em metais sanitários, em que atua há mais de 15 anos, a Lorenzetti desenvolve produtos que se destacam por funcionalidades que reduzem entre 50% e 80% o consumo de água, entre elas, duchas aeradas, torneiras com fechamento automático, mecanismo de vedação cerâmica ¼ de volta, arejador embutido, que evita respingos e torna o jato uniforme, regulador de vazão integrado, além de dispositivos economizadores de água.

Os purificadores de água da Lorenzetti, por sua vez, ao purificar a água, tornando-a própria para o consumo, evitam o descarte inadequado de garrafas pets de água mineral no meio ambiente.

“O maior objetivo da Lorenzetti é manter a sustentabilidade em suas diretrizes, seja por iniciativas institucionais ou por meio do lançamento de produtos que proporcionem a redução no consumo de água e do descarte de insumos na natureza, além de estimular a preservação do meio ambiente”, conclui Paulo Galina, gerente de marketing da Lorenzetti.

Contato:
Lorenzetti
(011) 2065-7200
http://www.lorenzetti.com.br