No próximo dia 17 de abril, às 18h30, o CEDEM (Centro de Documentação e Memória), da Unesp, realizará o debate intitulado “Direitos dos povos indígenas no Brasil e no plano internacional”

O Evento terá a participação do professor Paulo Santilli, da Unesp, Câmpus de Araraquara. Trata-se de um renomado antropólogo, especializado nas questões que envolvem os povos originários do Brasil. Para abordar esses direitos no plano internacional, o CEDEM convidou o pós-doutorando do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI), da UNESP, Alberto Montoya. O CEDEM fica na praça da Sé, 108 – 1º andar (estação Sé do Metrô).

No Brasil, os direitos constitucionais indígenas inscrevem-se primordialmente pelo reconhecimento da ocupação territorial. Contudo, os embates políticos observados no momento colocam em questão sua vigência. Internacionalmente, esses direitos são verificáveis em duas situações principais: em sociedades que habitam regiões fronteiriças e cujos direitos são divididos entre duas ou mais soberanias nacionais, como é o caso dos Yanomami entre o Brasil e a Venezuela; e no fomento de políticas públicas e cooperação internacional em defesa de tais questões por parte de organizações internacionais como ONU (Organização das Nações Unidos) e OIT (Organização Internacional do Trabalho). Neste evento será debatido o alcance da aplicação dos direitos povos indígenas.

Expositores:
Prof. Dr. Paulo José Brando Santilli – Doutor e mestre em Antropologia Social pela USP e Unicamp, respectivamente. Pós-doutor junto ao Centro para Estudos Indígenas do Departamento de Antropologia Social da Universidade de St. Andrews (EUA). Livre Docente pela Unesp. Foi colaborador da FUNAI (Fundação Nacional do Índio). É Professor Orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp. É autor de Pemongon Patá: Território Macuxi, rotas de conflito (Ed. Unesp) e As Fronteiras da República: história e política entre os Macuxi (Eduap/Fapesp).

Prof. Dr. Alberto Montoya Correa Palacios Junior – Doutor e mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas, oferecido em conjunto pela Unesp, Unicamp e PUC-SP. Atualmente é pós-doutorando do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI), da UNESP, e pesquisador do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança (GEDES-Unesp). É autor do livro As Teorias das Guerras Preventivas e Relações Internacionais, publicado pela Ed. Unesp.

Mediadora: Solange Souza – Historiógrafa do CEDEM, possui graduação em História pela USP.

Serviço:
Debate CEDEM:
Direitos dos povos indígenas no Brasil e no plano internacional
Data e horário 17/04/2019 – quarta-feira – 18h30
Local: CEDEM – Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé);
Informações: (11) 3116–1701
Inscrições gratuitas: http://www.cedem.unesp.br/#!/evento2
Transmissão on-line https://video.unesp.br/cedem
E-mail: eventos.cedem@unesp.br
www.cedem.unesp.br
*Certificado de participação a ser retirado durante evento