07/05 – A violência doméstica e a violência de gênero são ações presentes em várias instâncias e aspectos de nossa sociedade

Cedem

Esses assuntos tomaram espaço no Congresso Nacional, por meio de uma visão homofóbica, materializada em ideologia de gênero, a qual culminou na proposta de uma Escola sem Partido. Embora arquivada pelos deputados federais em dezembro de 2018, a ideia permanece no horizonte de parte dos legisladores.

Os estudos de gênero relacionados com classe social, raça/etnia e sexualidade oferecem condições de promover alternativas para a superação das desigualdades e a exclusão social existentes. Este debate busca desmistificar essa narrativa equivocada e, além disso, discutir a importância da educação sexual nas escolas, de modo que temas como violência, sexualidades, raça/etnia sejam abordados em sala de aula e reverberem para fora dela.

Palestrantes

Promotora Fabiana Dal Mas R. Paes – Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo; mestre em Direitos Humanos pela Universidade New South Wales (Sidney, Austrália); membro do Ministério Público Democrático e da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ-SP). Integra o Grupo de Atuação Especial no Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID), do MP. Recebeu da Assembléia Legislativa de São Paulo a medalha Theodosina Ribeiro por suas ações em prol de grupos vulneráveis.

Prof. Ma. Camila Rodrigues – Doutoranda e mestre em Ciências Sociais pela UNESP, Câmpus de Marília. É pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero (LIEG/UNESP), membro do Grupo de Pesquisa Cultura e Gênero e professora na Rede Estadual do Estado de São Paulo. Recebeu Menção Honrosa em 2011 pelo trabalho intitulado Inquéritos policiais, relações de gênero e o cotidiano: as cidades paulistas nas décadas de 20-40, apresentado no XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP.

Mediador

Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier – Mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam – USP). É assessor da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp, docente da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Câmpus de Bauru; pesquisador do Centro de Estudos Latino Americano sobre Cultura e Comunicação (ECA-USP); Coordena o Núcleo Negro da Unesp para a Pesquisa e Extensão (NUPE) e o Núcleo de Estudos e Observação em Economia Criativa (FAAC-UNESP).

Serviço:
Debate Cedem
Desafios no enfrentamento à violência doméstica e à ideologia de gênero
7 de maio 2019 / Terça-feira – 18h30
Inscrição: https://www.cedem.unesp.br/#!/evento1

Contato:
CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP
Praça da Sé, 108 – 1º andar – Centro – São Paulo (SP) – 01001-900
(11) 3116-1701
https://www.cedem.unesp.br/